quinta-feira, 17 de julho de 2008

.....


Brasil? O que é Brasil? Latino-americano sempre, país rico. Pergunto-me se não sonho. O Brasil está crescendo a "x" por cento, o índice de desemprego caiu "y" por cento, as crianças estão nas escolas, a inflação está controlada. Eles falam do meu Brasil? Não, deve ser o outro, o Brazil. Este sim deve andar de vento em poupa: grande exportador ( de matéria prima barata), país do futuro (um futuro de dependência). No Brasil em que eu vivo, sim, esse mesmo, o com "s", o desemprego não está diminuindo, não vejo nenhum sinal de crescimento e a inflação não sei, dizem que está controlada, acredito (quem sou eu pra discutir? Não sou economista, e, para eles, economia é ciência exata), porém não me podem convencer de que a cada vez que vou ao super-mercado ou à padaria, gasto o mesmo, ou menos dinheiro, a cada semestre a passagem de ônibus permanece a mesma ou diminui, e a cada ano a esperança aumenta, mais e mais.
Sim, esse Brasil, para mim, não é a democracia que sempre me dizem que é. Eu, pelo menos, não me sinto representado, e duvido que a grande massa de "zés-ninguéns" como eu se sinta. Democracia representativa? Concordo, ela representa muito bem as minorias abastadas que a tem nas mãos, representa os grandes latifundiários, os interesses do capital estrangeiro e o imperialismo (ops, essa palavra não existe mais, afinal caiu o muro de Berlim. É melhor dizer a "benevolência") do norte. Esta nossa democracia representativa, representa os nossos grandes benfeitores banqueiros que nos brindam a cada dia com o crescimento exponencial de seus lucros.
No último dos milhões de escândalos de fraude nos cofres públicos, vi uma notícia no jornal sobre o banqueiro simpático chamado alguma coisa Dantas que foi preso (que injustiça) por que participou de lavagem de dinheiro, fraude , enriquecimento ilícito, etc, etc, etc, etc, ela era "acusado", nada mais que "acusado" ( e provavelmente a história o ira inocentar) de ter feito tudo isso. Mas não, não fez. Estranho ver na tv, que a esposa do dito cidadão, que não possuia renda declarada, tinha investimentos de dezenas de milhões.... Dinheiro honesto, é claro. Por que eles fazem sempre questão de me dizer que o Brazil é um país onde as elites são honestas e incorruptíveis, e o povo não presta e é criminoso. Esse é o Brazil deles. O meu, um outro.

Nenhum comentário: